1987 / 1993

1987

O primeiro Simpósio Internacional de Beneditinas realizou-se em Roma, na casa mãe das Beneditinas Missionárias de Tutzing, em outubro de 1987, com 40 representantes das monjas e irmãs beneditinas. Há uma grande variedade de comunidades beneditinas femininas,não somente quanto a diferenças culturais, mas em conseqüência a fatores históricos e canônicos, também quanto às formas de vida. Estas evoluíram em diferentes direções, com ênfases diversas, tornando-se comunidades ou de monjas ou de irmãs. Não existe um governo central para todas. Cada uma é autônoma. Contudo, à medida que cresceu a globalização como dado mundial, as beneditinas compreenderam ser necessário encontrar novos meios de trabalho em comum. Um processo empreendido graças à coragem e confiança de muitas. Apoiadas pelo Abade Primaz de sua época e conscientes de que, aceitando tanto os desafios como as riquezas do verdadeiro encontro entre irmãos, o Reino de Deus há de crescer e expandir-se entre nós. Este foi o caminho que as beneditinas de 1987 escolheram trilhar.

1993

O segundo Simpósio Internacional realizou-se de 14 a 23 de setembro, sendo o primeiro encontro feminino em Sto. Anselmo, Roma. O tema foi: “A Profissão Monástica Inculturada”. Cada uma das conferências sobre os votos monásticos e os conselhos evangélicos foi acompanhada de duas respostas. Por exemplo, a colocação sobre a Pobreza, dada por uma prioresa do Brasil, foi seguida por duas outras, uma da Alemanha e outra da África do Sul. E a colocação sobre a Obediência, feita por uma alemã, foi seguida por duas vindas da Coréia e dos Estados Unidos. Esta forma de partilha fez com que as perspectivas se alargassem, trazendo uma compreensão mais profunda do tema em questão. Deus nos falou através da realidade que experimentamos. Como americana, Ir. Joan Chittister OSB, deu-nos uma palavra conclusiva: “ Nada do que fizermos poderá mudar o passado, mas tudo o que fizermos, pode mudar o futuro.” Deus nos guia em direção ao futuro e juntas caminhamos para este futuro.

Cf. Maìre Hickey OSB e Johanna Domek OSB (editoras), “ Frauen in Bewegung, Vertiefung des monastischens Lebens und Glaubens.” Vier-Türme-Verlag, Münsterschwarzach 1995, ISBN 3-87868-519-X. Uma versão inglesa das conferências encontra-se em....

En Subiaco de Visita

Participants dos EUA.

Delegados africanos