Roma 1997 - 1999

1997 –

As delegadas de 19 regiões foram chamadas a Roma para discutir suas questões com o Abade Primaz. Deram os primeiros passos em direção a uma estrutura para seu grupo, aprovando o esboço dos estatutos e um mandato, elegendo uma moderadora para quatro anos.

1998

As 120 participantes deste 3º. Simpósio Internacional de 05 a 12 de setembro, chegaram a Roma vindas de diferentes países, desde a Austrália até o Vietnam. Desta vez o tema foi “A Experiência de Deus e o Modo Beneditino de abordar a oração.” Ambos os termos: “Experiência de Deus”  e “Oração” expressam o profundo desejo que caracteriza a sociedade contemporânea. Ficou evidente ser a abordagem beneditina da “indescritível terra da experiência de Deus” o caminho do cotidiano vivido na fé, mais do que o caminho do excepcional. Esta tradição espiritual enfatiza a Lectio Divina, Liturgia, alternância de oração e trabalho e fé na presença e constante guia da mão de Deus. É importante colocar em prática estes aspectos para viver conscientemente nossas experiências, da forma que o contexto o permitir, e ser capaz de partilhá-las. Em um encontro depois do Simpósio, as delegadas das 19 regiões decidiram reunir-se a cada ano.

1999

O primeiro encontro anual das delegadas das 19 regiões realizou-se fora de Roma. O convite para encontrar-se nos Estados Unidos, decisão que acarretou uma viagem mais longa para as irmãs européias e que necessitou de coragem para realizá-lo, comprovou ser esta a oportunidade de experimentar uma generosa hospitalidade, no espírito de S. Bento, dentro do contexto de liturgias que tocaram a todas e de partilhas francas. O fato de experimentar-se assim diretamente a profunda espiritualidade beneditina das irmãs americanas contribuiu para superar mal-entendidos do passado e gerou maior respeito uma para com as outras.

danza de las africanas

participantes del Brasil
con Sor Judith de los E.E.U.U.

M. Maíre, la Moderadora de la CIB